quarta-feira, 4 de abril de 2012

Jesus: o Rei que serve



Jesus Cristo demonstrou diversas vezes sua humildade, aquela humildade tão formosamente cantada por São Paulo em sua Carta aos Filipenses. O episódio que lemos com a Igreja na tarde da Quinta-Feira Santa é especial nesse sentido. Ainda quando dirigia-se com os discípulos para Jerusalém e os preparava para as vicissitudes que se sucederiam na Cidade Santa, Jesus repreende os discípulos pelas disputas de vaidades entre eles ensinado a partir de Seu exemplo que a verdadeira grandeza reside em servir:

"Sabeis que os que são considerados chefes das nações dominam sobre elas e os seus intendentes exercem poder sobre elas. Entre vós, porém, não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo; e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja escravo de todos. Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos." (Mc 10, 42-45)

Na Ceia derradeira, às vésperas de sua Paixão, o Senhor explicitou o ensinamento sobre a grandeza do serviço, lavando os pés dos apóstolos, gesto que competia aos criados fazerem ao dono e aos convidados da casa: "Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós." (Jo 13, 13-15)
Nisso, Cristo não está a abolir a hierarquia, nem os poderes, mas apenas lembrando que os mesmos existem para o serviço dos demais. Ao que Deus dá mais, espera-se que sirva aos que têm menos. Por isso Ele, que é o Rei do Universo, lava os pés daqueles que escolheu como seus colaboradores na missão de propagar o Evangelho. Este ato contudo, foi um prelúdio da sua entrega maior, seu Sacrifício Redentor, que Ele antecipa sacramentalmente naquela mesma Ceia, fazendo-se presente nas aparências frágeis do pão e do vinho. Jesus Cristo entregou-se pela humanidade até a última gota de seu sangue. Assim, o Rei por excelência ensina-nos a buscar não as grandezas exteriores, mas a verdadeira grandeza da entrega, do sacrifício e do serviço, da transcendência, do sair de si mesmo em direção ao próximo. Essa entrega se concretiza em Cristo no mistério eucarístico, quando, tendo se imolado ao Pai pela remissão dos pecadores, oferece-se aos homens como alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário