sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sacrilégio na Capela da Reitoria da UFPR!!!


Neste ano de 2012, a Universidade Federal do Paraná comemora 100 anos. Ano passado, por ocasião dos festejos de abertura do centenário, organizou-se a celebração de uma Missa Solene, celebrada pelo Arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, que foi inclusive anunciada neste mesmo blog. Era a noite de 16 de dezembro de 2011, durante o tempo litúrgico do Advento. Compareci a Missa com minha namorada e minha mãe, que filmou toda a cerimônia (que ainda não consegui colocar no youtube por dificuldades na edição dos vídeos, qe estão em formato muito pesado). Contamos com a presença de um coral gregoriano e os estudantes da UFPR que frequentam a capela ajudaram nas diversas funções litúrgicas requeridas para uma celebração solene. Nela, o Arcebispo pronunciou uma bela homilia, falando da importância da Capela como "casa de oraçãopara todos povos" à luz da Profecia de Isaías (Is 56, 7). Após a missa, o Reitor da universidade expressou-se acerca da importância da Capela para a UFPR e do diálogo Igreja-Universidade.
Desde sua inauguração nos anos 1950, a Capela da Reitoria já congregou diversos grupos de fiéis católicos que encontrarm em seu âmbito de estudo um ambiente para crescerem juntos em sua Fé e receberem os santos sacramentos. Atualmente, somos em cerca de 10 pessoas. Assistíamos missa na Capela todas as terças-feiras durante os anos letivos. Rezávamos juntos e compartilhávamos experiências de vida e conversávamos sobre assuntos da Fé Católica.
Sabíamos vagamente da existência de projetos de reforma da Capela. No intuito de termos maiores informações, entramos em contato com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que confessou não saber da existência de um grupo ativo de fiéis católicos na Capela. Tivemos um diálogo cordial e frutífero. Na reunião, expressei minha angústia com relação ao destino do altar ser destruído ou arrancado durante a reforma, haja vista ser um altar fixo, consgrado, com relíquias de mártires. Devido a nossas preocupações com relação aos objetos e elementos de culto da Capela, foi-nos garantido que seríamos informados dos projetos e andamentos da reforma.
Contudo, ao começar o ano, ficamos sabendo de forma inesperada que a reforma da Capela havia sido iniciada antes do prazo sem que nenhum de nós tivesse sido avisado. E qual não foi minha surpresa hoje ao acessar no site da Gazeta do Povo a notícia de que o altar da Capela havia sido destruído para as obras da reforma?! Leiam a reportagem:

“Estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) procuraram na manhã desta sexta-feira (20) a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná para reclamar das obras de restauração da capela do edifício da Reitoria iniciadas há poucos dias. A alegação dos alunos é que as reformas descaracterizaram o espaço que é tombado e está sob a responsabilidade da Coordenadoria do Patrimônio Cultural.

Depois da denúncia dos alunos, Rosina Parchen, coordenadora do Patrimônio Cultural, que não tinha conhecimento da reforma da capela, entrou em contato com a pró-reitoria da UFPR para pedir os projetos de restauração e apurar os dados fornecidos pelos alunos. O resultado dessa avaliação deve sair na próxima semana.

O fato é que a capela já foi demolida. O altar, as imagens, o local onde estava o órgão e o coreto foram destruídos. “Passei por lá e é mesmo de cortar o coração. Não só pelo desrespeito aos objetos da Igreja, mas também pela completa falta de noção do valor histórico e cultural daquele espaço”, lamenta Maria Isabel Bordini, aluna do curso de Letras.

De acordo com o pró-reitor de Administração da UFPR, Paulo Krüger, a reforma da Capela da Reitoria faz parte do projeto Corredor Cultural. A iniciativa, idealizada para a comemoração do centenário da universidade, prevê a revitalização do trajeto que une o edifício da Praça Santos Andrade à Reitoria, na Rua Doutor Faivre. “Não entendemos porque os alunos ficaram assustados. Essa capela não sofre reformas há muitos anos e queremos apenas restaurá-la”, afirmou. Perguntado sobre o fato da Coordenadoria de Patrimônio Cultural não ter sido procurada antes das reformas, Paulo disse que os projetos foram encaminhados assim que a Secretaria os requisitou, ou seja, na tarde desta sexta-feira.” ( Extraído de: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/ufpr100anos/conteudo.phtml?tl=1&id=1215117&tit=Reforma-na-capela-da-Reitoria-provoca-insatisfacao-entre-alunos )

Meu temor se concretizou! Iniciaram as reformas sem o mínimo de conhecimento do espaço sagrado, tendo destruído o altar santo, centro da Sagrada Liturgia, (Cf. Instrução Geral do Missal Romano, n. 296) como se fosse uma mobília ou uma mera parede! Isso é sacrilégio, além de violação do Artigo 5º da Constituição Federal, em seu item VI, e violação dos artigos 6º, 7º e 8º do Acordo firmado entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé em 2009. E o sr. Pró-reitor de Administração da UFPR ainda não entende por quê os alunos estão assustados?!! O centro do nosso culto foi tratado como lixo e reduzido a uma pilha de concretos! Parece pouco?! Se fosse o espaço sagrado de outra religião já haveriam protestos da mídia, dos artistas... mas é "só um altar católico"... há um forte clima de anticristianismo no meio público brasileiro, mascarado de cínico laicismo pseudo-libertador! Nada mais irônico considerando-se o enorme papel que a Igreja teve no surgimento das universidades no Ocidente, e em particular, que o clero católico desempenhou na história da Universidade Federal do Paraná!
Fomos desrespeitados enquanto cristãos, enquanto cidadãos, enquanto alunos da UFPR! Mas isso não nos importa! O que nos indigna é que as coisas sagradas foram profanadas, a honra de Deus foi ofendida e Sua Santa casa de Oração tratada com desprezo! Rezemos para que Deus tenha Misericórdia de todos nós e para que os magistrados civis façam justiça a esse desrespeito cometido contra o Culto Católico!
E que a Capela da Reitoria possa voltar a ser uma "Casa de Oração para todos os povos", o cenáculo da Santíssima Eucaristia, onde pelo Sacrifício da Missa Deus é glorificado por toda a Igreja!

Um comentário: