quarta-feira, 8 de junho de 2011

Memória do diácono Santo Éfrem, o Sírio




Santo Éfrem nasceu por volta do ano 306. Seu pai era sacerdote pagão e sua mãe era cristã. Recebeu educação cristã em casa, de sua mãe. Foi batizado aos 18 anos, tendo sido ordenado diácono por volta do ano 338. Viveu na Ásia Menor e dedicou-se a escritos doutrinários e à composição de hinos religiosos, razão pela qual ganhou o epíteto de "Cítara do Espírito Santo". Morreu em 9 de junho de 373. Segue abaixo, um trecho de um de seus edificantes escritos:



"Nosso Senhor escolheu Mateus, o cobrador de impostos, para encorajar os colegas deste a virem com ele também. Ele viu pecadores, chamou-os e fez que se sentassem junto de si. Um espectáculo admirável: os anjos ficam de pé, trémulos, enquanto os publicanos, sentados, se divertem. Os anjos enchem-se de temor perante a grandeza do Senhor, enquanto os pecadores comem e bebem com Ele. Os escribas sufocam de ódio e de despeito, e os publicanos exultam perante a sua misericórdia. O céu viu este espectáculo, ficando em grande admiração; o inferno também o viu e ficou louco. Satanás viu e enfureceu-se; a morte viu e enfraqueceu; os escribas viram e ficaram muito perturbados com isso.

Havia alegria nos céus e júbilo entre os anjos porque os rebeldes tinham sido convencidos, os recalcitrantes tinham ganho sensatez e os pecadores tinham sido corrigidos, e porque os publicanos tinham sido justificados. Tal como Nosso Senhor não renunciou à ignomínia da cruz apesar das exortações dos seus amigos (Mt 16,22), Ele não renunciou à companhia dos publicanos apesar da zombaria dos seus inimigos. Desprezou a zombaria e desdenhou o elogio, fazendo assim o que é o melhor para os homens." (Santo Éfrem, o Sírio, Diácono e Doutor da Igreja. Diassetarum, 5, 17. Extraído de: http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/pais_da_igreja/s_efren_o_sirio_antologia.html )

"Infundi, ó Deus, em nossos corações o Espírito Santo que inspirava ao diácono Efrém cantar os vossos mistérios e consagrar-se inteiramente ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." (Missal Romano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário