sexta-feira, 29 de abril de 2011

Santa Catarina de Sena e a Misericórdia Divina



Hoje, dia 29 de abril, a Igreja comemora a virgem e confessora Santa Catarina de Siena, da ordem terçeira dominicana. Como muitos estão fazendo a Novena à Divina Misericórdia em preparação para a a Festa da Divina Misericórdia que ocorrer sempre no II Domingo do Tempo Pascal (esse ano será no dia 1 de maio), trago aqui algumas belas palavras que Santa Catarina dirigiu à Misericórdia de Deus:




"Ó misericórdia, Pai, que procede da tua divindade e que, pelo teu poder, governa o mundo inteiro. Tua misericórdia nos criou, tua misericórdia nos recriou no sangue do teu Filho, tua misericórdia nos conserva. Foi ela que levou Jesus a atirar-se aos braços da cruz na batalha da vida contra a morte, da morte contra a vida. Então a vida venceu a morte do pecado, enquanto a morte que vem do pecado destruiu a vida física do Cordeiro sem manchas. Mas quem foi vencido? A morte! Quem o vencedor?Tua misericórdia.
[...]
Vejo que a misericórdia te obrigou a conceder mais coisas ainda aos homens: ficaste como alimento! Por sermos fracos, (a eucaristia) nos alimenta; por sermos faltosos e esquecidiços, nos recorda teus benefícios. Eis por que nos dás todo dia esse alimento, fazendo-te presente no sacramento do altar mediante a jerarquia da santa Igreja. Quem faz tudo isso? Tua misericódia.
Ó misericódia, afoga-se o meu coração ao pensar em ti! Para qualquer lado que me volte, só encontro misericórdia.
Ó Pai eterno, perdoa minha insensatez, pois tive a ousadia de falar na tua presença. Que teu misericordioso amor me alcance o perdão diante da tua bondade!" (Santa Catarina de Sena. O Diálogo, 13. Trad. Fr. João Alves Basílio, OP. São Paulo: Paulus, 2007. pp. 79-80.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário