sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Nação nascida aos pés da Cruz



Hoje, dia 22 de abril, comemoramos o Descobrimento do Brasil. Em 22 de abril de 1500, os portugueses avistaram as terras que hoje correspondem ao Estado da Bahia e ali iniciaram o contato com os povos indígenas que ali habitavam, e um tempo depois, iniciaram o processo de colonização e evangelização dessas terras. Mas não é isso que me interessa tratar aqui. Continuemos.


Sabemos que a formação da Nação brasileira é resultante de um longo processo histórico. As nações não pré-existem, nem são criadas ex nihilo, mas se forma através de processos históricos, através de determinados povos. A formação da Nação brasileira, pois, inicia-se coma colonização portuguesa. E foi por meio da colonização portuguesa que inicou-se também o processo de evangelização dos povos indígenas que habitavam as terras brasílicas (a quem desejar saber mais sobre os primeiros 52 anos da Igreja no Brasil, indico a seguinte obra: KUHNEN, Alceu. As Origens da Igreja no Brasil: 1500-1552. Bauru: EDUSC, 2005). Um fato marcante nesse início do contato dos portugueses nesta terra foi a primeira Missa celebrada em terras brasileiras, pelo Frei Henrique de Coimbra. Foi, segundo os relatos, uma solene missa cantada, haja vista que a data era a celebração da Oitava da Páscoa. E, embroa os indígenas não entendessem o que era a Missa, nem o que dizia o texto litúrgico, pela sutileza e sacralidade dos gestos e dos ritos, perceberam se tratar de algo sagrado. E essa Missa fora celebrada sob uma Cruz de madeira plantada na terra. É como se estivessem consagrado a Deus aquela terra recém-descoberta por eles. Assim, nossa Nação nascia aos pés da Cruz e recebera como sue primeiro nome o nome de Terra de Santa Cruz.


Que hoje, que também relembramos a Paixão e Morte de Nosso Senhor e Salvador, possamos pedir a graça de que a Fé católica floreça em nossa Pátria, a fim de que ela possa ser fiel ao seu primeiro nome e ser realmente uma Terra de Santa Cruz. Que o nosso sinal seja a Santa Cruz, o estandarte real, como canta a Igreja no hino Vexilla Regis. Que pelo sinal da Santa Cruz, seja o Senhor amado e adorado nesta terra e que por este mesmo sinal ele reine em nossos corações, nossas famílias, em nossas instituições e em nossa sociedade!


Crucem tuam adoramus Domine et sanctam resurrectionem tuam laudamus et glorificamus: ecce enim propter lignum venit gaudium in universo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário